Pular para o conteúdo principal

Como planejar uma viagem


Você sabia que viajar não é caro? 
Basta apenas um bom planejamento para o sonho virar realidade!
Vou listar alguns tópicos importantes: 

1 - Orçamento 
O primeiro passo para planejar uma viagem é definir o valor que você está disposto a gastar. Destinos no Brasil e América do Sul costumam ser mais acessíveis. EUA e Europa costumam ficar na mesma faixa de preço, mesmo o dólar sendo mais barato. Acontece que em uma viagem para os EUA, as pessoas tentem a gastar com compras, elevando o custo total da viagem.
Ainda não conheço a Ásia, mas já fiz uma pesquisa e apesar da moeda local ser barata, a passagem costuma ser mais cara e alguns passeios são cobrados em dólar, elevando também o custo da viagem, chegando ao patamar de uma viagem para os EUA e Europa. 

2 - Escolhendo o Destino
Para escolher o destino é preciso levar alguns pontos em consideração:
2.1 Documentação
Se você não possui passaporte ou visto, descarte locais que necessitam a apresentação dos mesmos.
2.2 Seguros
Para entrar na Europa não precisa de visto, mas em contra partida, é necessário contratar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. (Leia mais)
Se tiver dentro do orçamento, se programe e providencie a documentação com devida antecedência.
2.3 Quando?
Ninguém quer ir a praia com chuva, né?! Nem pegar temporada de furacões no Caribe. Pesquise o clima do local previamente para evitar possíveis transtornos.
2.4 Vacinas
Alguns países exigem a apresentação da carteira internacional de vacinação. A única vacina obrigatória é a da febre amarela, que deve ser tomada preferencialmente de seis a oito semanas antes da partida e, pelo menos quatro semanas antes da viagem. Em caso de dúvidas, acesse o site da Anvisa.
2.5 Tempo de viagem
Evite viagens longas em períodos curtos de férias. Ao invés de se tornar uma viagem de lazer e diversão, pode virar uma viagem bastante cansativa.
2.6 Cambio
Por fim, e não menos importante, pesquise qual é a moeda local e verifique o cambio  para não entrar em furada e acabar duplicando o custo da viagem. Se o cambio estiver desfavorável, procure outro destino. (Leia mais)

3 - Reservas
Conta própria x Agência
Uma coisa muito importante na hora do planejamento é decidir entre conforto e praticidade ou economia. 
Eu prefiro economizar com passagem e hospedagem pesquisando e comprando por conta própria até porque hoje em dia ficou muito mais fácil realizar compras online. Eu super indico o Decolar, pois nunca tive problemas, o preço é bom mesmo com as taxas  e a forma de pagamento é bem facilitada (parcelamento sem juros/pagamento direto no hotel). Também costumo utilizar o Booking para reservas de hotéis. 
Para vocês terem ideia, já simulei com agencia física e o custo aumentou em 3 mil reais. É claro que pode acontecer de ter uma promoção relâmpago na agencia e o preço ficar atrativo.

Aéreo
3.1 Procure pesquisar as passagens com pelo menos 3 meses de antecedência, e nunca compre de primeira a não ser que o preço seja realmente tentador. Os preços costumas variar de um dia para o outro.
3.2 O Google Flights e Skycanner são ótimos para te ajudar a encontrar o menor preço.

Hospedagem
3.3 Mais uma vez você precisará decidir entre conforto e economia. 
Hotéis muito bem localizados costumam ser mais caros. Eu geralmente inicio a pesquisa pela localização, mas caso o preço não esteja dentro do meu orçamento, mudo de estratégia pesquisando hotéis que fiquem próximos a estações de metrô/trem.
3.4 Hotel x Hostel
Como passo mais tempo na rua do que no hotel, não ligo muito para conforto. Prezo mais por limpeza e serviços oferecidos como café da manhã.
Os hosteis possuem preços mais atraentes, principalmente quartos compartilhados. 

4 - Roteiro
Há quem goste de viajar sem roteiros, mas eu prefiro listar todos os lugares que desejo conhecer, colocando informações importantes como, por exemplo, o horário de determinada atração, como chegar (táxi, ônibus, metro..), preços, etc. Assim, otimizo tempo e dinheiro.

5 - Boa viagem!
Com tudo pronto é só fazer as malas (Leia mais), o check-in (de preferencia antecipado) e viajar!


Comentários

  1. EU ADOREI ESTE POST! Facilitou muito para eu começar a organizar a minha para o ano que vem. Sucesso com o blog! Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário