Pular para o conteúdo principal

Carnaval no Uruguai - Roteiro de 4 dias

Quando? As estações do ano são bem definidas no país, e como no Brasil, a alta temporada ocorre no verão, de dezembro a março. Os  preços costumam ser mais elevados neste período e Punta del Este fica lotada de turistas.
Cambio: 1 Peso = R$ 8,40 (no período da minha viagem)
Levei dólar apenas para pagar os hotéis, e durante a viagem usei o real. Usei bastante cartão de crédito também, pois houvi falar que passando o cartão, era estornado o valor do imposto de cada compra. De fato aconteceu, recebi os estornos assim que voltei. Não sei se são com todos os cartões, mas com o meu itaú - mastercard, funcionou.

Roteiro
1º dia - Chegando em Montevidéu, ainda no aeroporto, compramos nosso chip de 3 GB por 8 dólares na ANTEL - operadora local. O guichê está localizado no primeiro piso, bem no desembarque.
Pegamos o carro na locadora e seguimos para Punta del Este.
São 120 km de distância com duração de 1h45m passando por 2 Pedágios custando R$ 12 cada um.

Punta del Este
Hospedagem: Nos hospedamos bem no Centro de Punta, a poucos passos da praia e do comércio, a 1,5 km do monumento Los Dedos. A hospedagem em Punta não é barata, principalmente na alta temporada, e a maioria dos hotéis cobram em dólar. Diante disso, muitas pessoas fazem bate e volta saindo de Montevidéu, mas eu acho que não vale a pena. Passe pelo menos 2 dias - 1 noite no local para conhecer com calma a cidade, que na minha opinião, é linda e superou as expectativas.
Para economizar, nos hospedamos em um hostel com quarto privado para casal + café da manhã. Pagamos 100 dólares (preço por noite).

Assim que chegamos no hostel, demos uma descansada e partimos para Punta Ballena, conhecer a famosa Casapueblo. São 15 km de distância - 20 minutos.
Projetada pelo arquiteto e artista plástico Carlos Vilaró, a Casapueblo funciona como casa, hotel, cafeteria, galeria de artes e conta com um mirante espetacular.
Além da arquitetura charmosa, que se assemelha com Santorini,a grande atração é a cerimônia do pôr do sol, onde uma poesia é declamada em despedida ao sol. Sério é surreal!
Dica: Chegue por volta de 17h30m para conseguir uma foto legal. Após 18h, o local começa a lotar.
Valor: 35 reais / 300 pesos / 10 dólares

A noite, uma boa pedida é visitar o Hotel Conrad, um dos mais famosos da América do Sul, e que além do famoso Cassino, também conta com três restaurantes.
2º dia - Acordamos CEDO (porque sou a louca das fotos sem figurantes kkk) e fomos conhecer o famoso Monumento Los Dedos , localizado na parada 1 da Playa Brava. A obra é criação do artista chileno Mario Irarrázabal e representa o último gesto de uma pessoa se afogando no mar.
De lá, seguimos para o Farol de Punta del Este
Seguimos em direção a Av Gorlero, principal via de Punta, que conta com várias lojas (ideal para comprar souvenir), bancos, restaurantes, casas de cambio.

A Ponte ondulada não chega a ser um ponto turístico famoso, mas é mais uma opção de passeio para quem estiver com tempo sobrando e com vontade de sentir um leve frio na barriga.

3º dia
Montevidéu
Nos hospedamos no Sur Hotel, localizado próximo a Av 18 de Julho. Gostamos bastante do atendimento/serviço e da localização.
Começamos o citytour pela Plaza Independencia.
Em seu centro, está erguida a grande estátua de José Gervasio Artigas.

O Teatro Solis é o principal espaço artístico e abriga os espetáculos de ópera mais importantes da cidade. Também há shows de dança, teatro e é a sede da Orquestra Filarmônica de Montevidéu.
A Plaza Independencia está situada no limite entre a Ciudad Vieja e o Centro Novo da capital, e em seu extremo oeste abriga o que restou da muralha colonial: a Puerta de la Ciudadela, um portal simbólico de acesso ao casco histórico da cidade.
Em frente a Plaza de la Constituicion, a imponente Catedral Metropolitana de Montevidéu.

O que eu achei mais legal no Uruguai, é que quase todo lado que se olha, se avista a praia.

Para os apaixonados por futebol, visitar o Estádio Centenário é uma boa opção de passeio.

4º Dia
Colonia del Sacramento
Por incrível que pareça, Colonia fica mais próximo da Argentina (cerca de 1h de barco)  do que de Montevidéu (2h de carro). A estrada conta com 2 pedágios que custam R$ 12 cada.
 Em 1995, o centro histórico da cidade recebeu o título de Patrimônio cultural e Natural Mundial pela Unesco.
 A Calle de los Suspiros é uma das ruas mais famosas. Segundo lendas populares, esta era a última rua por onde os escravos passavam antes de serem executados.