Pular para o conteúdo principal

Quintana Roo, México: Caribe e Cultura


Quintana Roo é um dos 31 estados do México e está localizado no sudeste do país. Suas localidades mais populares são Cancún, Tulúm, Playa del Carmen, Cozumel e Mahahual.  
Quando? A melhor época para visitar a região é no período de seca, que vai de dezembro a maio. É importante ter atenção a temporada de furacões, que ocorre entre os meses de agosto e novembro.
Como chegar: Uma viagem ao México não costuma ser tããão barata, e com isso eu sempre fui adiando a visita até que fechei um cruzeiro que teria 3 dias completos no país (em breve post completo sobre o cruzeiro). Ótimo custo x benefício para quem quer conhecer vários destinos gastando menos. 
A viagem me surpreendeu tanto que eu acabei ficando com aquela vontade de "quero mais". O país é incrível, acolhedor, caliente, repleto de cultura e tons de azul.
Câmbio: A moeda oficial é o peso mexicano, mas o dólar americano também é aceito. Nós utilizamos dólar americano e cartão de crédito*
Internet: Utilizamos o plano de internet ilimitada com cobertura em 140 países da Easysim4u (Solicite Aqui) 
O que fazer:
O meu cruzeiro ficou dois dias atracado em Cozumel e um dia em Costa Maya.
No primeiro dia em Cozumel, pegamos um ferry até PLAYA DEL CARMEN - um destino muito procurado por quem busca reunir festa, balada, compras e boa localização no mesmo lugar. 
A praia em si não é tããão bonita. Pelo menos eu não dei sorte: o mar estava bem mexido e com muitas algas, logo, não vi aquele mar azul turquesa que esperava ver.
É no centrinho de PdC que tudo acontece! Por lá se concentram restaurantes e bares, lojas de marca e souvenir, hotéis, casas de cambio, agencias de turismo e pessoas dia e noite. Não deixe de caminhar pela 5ª avenida 



O bom de se hospedar em Playa del Carmen, é que a cidade possui melhor localização em relação a Cancún para visitar os principais pontos turísticos: 
Cozumel - 30 minutos de ferry / 70 km de Cancun
Parque Xcaret - 10 km de Playa / 80 km de Cancun 
Parque Xel-Há - 45 km de Playa / 110 de Cancún
Ruínas de Tulum - 60 km de Playa/ 125 de Cancun
Como estava grávida e tinha pouco tempo na cidade, optei por conhecer apenas as Ruínas Maias de Tulum. Em sua ida a Tulum, aproveite também para conhecer o Cenote dos Ojos - um dos mais bonitos e famosos da região.
TULUM:


Depois de Chichén Itzá, as Ruínas de Tulum são as mais famosas e visitadas do México. As ruinas estão situadas no alto de um penhasco com vista para o Mar do Caribe e é habitada por diversas iguanas. 


Leve chapéu, água, use protetor solar e óculos porque faz MUITO calor e quase não tem sombra no parque!
Ah, o parque possui acesso à praia - ótima opção para quem não for visitar o Cenote. 
COZUMEL - Li em diversos lugares que a boa de cozumel era alugar uma moto/carro para dar a volta na ilha. Decidimos então alugar uma moto (pechinchamos bastante até encontrar o melhor preço), mas não foi uma boa ideia não hahaha
Uma volta completa na ilha de moto dura em torno de 1h45, mas ninguém lembrou que o clima no México não é fácil nem para quem tá acostumado com calor. E detalhe: eu ainda estava grávida de 4 meses.
Não achei que valeu a pena porque a maior parte da ilha é deserta, não tem nada que chame atenção assim.
Cozumel possui várias praias privadas (beach club) e além de não querer passar o dia em um lugar "badalado", queríamos economizar! Foi ai que dando a tal volta na ilha achamos uma praia pública MA-RA-VI-LHO-SA que nem parecia pública. Sério! 
Como chegar? Joga no Google Maps Playa Palancar. Tem uma placa na entrada da praia. Não tem erro! Para voltar de lá, joga Punta Langosta (centrinho de Cozumel)
Ah, não se preocupe, pois tem estacionamento no local. 
Não sei se é porque estávamos de moto, mas não nos cobraram. Mas havia um moço lá recebendo umas gorjetas dos carros. 
 Olha essa estrutura:

Como queríamos descansar, pagamos 20 dólares por duas espreguiçadeiras e um guarda-sol (esse da foto de palha). Por +ou- 25 dólares compramos dois sucos e uma porção bem servia de frango a passarinho com batata frita para petiscar. 
Passamos o dia nesse paraíso e voltamos para o Cruzeiro. O porto fica em frente ao centrinho da ilha. Punta Langosta é uma espécie de shopping a céu aberto - ótimo para fazer compras. 
 Uma das coisas que mais me encantou no México foi o calor humano, o colorido, a receptividade!

COSTA MAYA - MAHAHUAL
A terceira e última parada no México foi em Costa Maya. Literalmente não fazia ideia do que encontraria por lá. Sem nada programado, apenas saímos do cruzeiro no primeiro horário e fomos andando em direção ao porto/centrinho do local.
A primeira vista foi essa (a foto não mostra o quão azul era esse mar):
Em seguida, a entrada do porto:
Ficamos simplesmente encantados! Pena que só tem acesso quem chega por Cruzeiro. O lugar foi todo projetado para receber os turistas, tem uma energia incrível e várias atividades para quem quer relaxar. É ideal também para famílias com crianças.






Os atrativos do porto são: piscina, interação com golfinhos e aves, lojinhas, restaurantes e artigos mexicanos que reportam a civilização Maia. 
O Porto também fica localizado a 10 minutos de uma das praias mais bonitas do México - Mahahual Beach. Depois de explorar cada cantinho do Porto de Costa Maya, seguimos pra lá.
Como chegar: Na saída do porto para a cidade existe uma longa fila de táxis que fazem o trajeto até Mahahual beach por 8 dólares (4 pessoas). Dividimos com mais um casal e pagamos apenas 4 dólares. 
A praia tem uma vibe bem roots e um mar digno de Caribe!


Ao longo da praia, você verá várias espreguiçadeiras, guarda-sóis, cadeiras... mas não vá sentando não! A maioria das espreguiçadeiras são reservadas e/ou pagas. Nós conseguimos uma mesa com cadeira simples e guarda sol em troca de consumação. Super indico o restaurante Tropícante Ameri-Mex Gril.
Excelente atendimento, comida maravilhosa e não cobram as cadeiras. O moço ainda se ofereceu pra encher minha boia (estava quase chorando porque minha bomba manual não estava funcionando hahaha) Enfim, super recomendo esse restaurante. Vou deixar uma foto do cardápio aqui também para vocês terem noção dos preços.
Espero que tenham gostado! Até o próximo post!

Comentários