Pular para o conteúdo principal

Grávida pode viajar de avião ?


Quando descobri a gravidez, já tinha algumas viagens compradas e a minha grande dúvida era: Grávida pode viajar de avião?
Quem respondeu minha pergunta foi o médico, que após atestar que eu e o bebê estávamos BEM, disse que não via problemas na viagem.
As viagens:
2/3 semanas - Florianópolis/SC
Eu não sabia que estava grávida e me esbaldei no Réveillon de Jurerê. Fiz tudo que eu não podia: beber, dançar até o amanhecer e ter uma das piores ressacas da vida! 
*Não faça isso se você souber que está grávida!
7 semanas - Uruguai

Eu tinha acabado de entrar na terrível fase dos enjoos, e quando digo terrível fase, acreditem! É terrível mesmo! Eu já acordava com vontade de vomitar e 
não conseguia comer quase nada. 
Confesso que só viajei para não perder a oportunidade de conhecer mais um destino incrível, e pela possível dor de cabeça que teria para cancelar minhas reservas sem custo e conseguir o reembolso dos valores já pagos.
A ida foi bem tranquila, mas a disposição já não era a mesma. Sempre fui aquela viajante agitada, que mal chegava no hotel já saia para explorar a região, mas desta vez foi diferente. Não consegui seguir a programação do roteiro devido aos enjoos e cansaço e deixei alguns passeios de lado para me poupar. Foi a viagem em que menos aproveitei e que mais desejei voltar para casa.  
Falando em volta... foi beeem complicado! Enjoei e vomitei muito durante o voo, e para piorar ainda tinha uma conexão de 6 horas em São Paulo. Tentei antecipar o voo e não consegui. Eu simplesmente não tinha forças para aguardar aquele tempo todo no saguão do aeroporto. Foi ai que resolvi alugar uma cabine do hotel do próprio aero para descansar e me sentir mais confortável para encarar mais uma hora de voo até o Rio de Janeiro e mais 40 minutos de carro do aeroporto até a minha casa.
Sim! Cheguei arrependida de ter viajado.
Se eu faria tudo novamente? Não!
(Eu viajei mas) Não recomendo viajar antes dos 3 meses de gestação
→ É uma fase delicada por ser o período com maior probabilidade de aborto
→ É nesse período que seu corpo começa a reagir com as alterações hormonais. É tudo muito intenso: enjoos, cansaço, sono. 

16 semanas - Cruzeiro pelo Caribe: 
Cuba, Jamaica, México, Ilhas Cayman, Belize, Honduras e Panamá
Me chamaram de doida quando eu disse que faria um cruzeiro de 15 dias grávida, mas acontece que eu também não sabia da gestação quando comprei.
Mais uma vez fiquei divida: Cancelo ou não a tão esperada e sonhada viagem de férias?! Resolvi esperar até a véspera para ver como  eu estaria me sentindo até lá, e se aqueles terríveis enjoos teriam acabado. 
Ufa! Com 4 meses eu já me sentia melhor, sem cansaço e quase sem enjoos. Arrumei as malas e fui! 
Dicas: 
→ Reserve o assento do corredor do avião para te deixar mais a vontade para levantar, se esticar, e principalmente para ir (várias vezes) ao banheiro 
→ Leve um atestado médico atestando seu bem estar mesmo que a cia aérea não exija. 
→ Abuse das filas preferenciais 
→ Use roupas confortáveis
→ Beba bastante água
→ Use meias de compressão durante o voo
→ Não esqueça de levar repelente 
Eu indico muito o EXPOSIS, pois tem alto poder de fixação e duração.
Foram 7h35m de voo até o Panamá, com espera de 3h para um novo voo de 2h35m até Cuba (local de onde sairia o cruzeiro). Me senti bem durante o primeiro e mais longo voo, mas me senti mal no segundo voo. Tive muita falta de ar e fiquei bem preocupada. Não sei o que pode ter acontecido: cansaço da viagem ou pouco oxigênio no avião, mas melhorei quando cheguei no hotel e deitei. No dia seguinte eu já me sentia melhor, mas evitei fazer muito esforço tirando alguns lugares do roteiro daquele dia.
Já no navio, segui bem e consegui aproveitar todos os passeios. 
Senti um pouquinho de tontura nos dias em que o navio balançava mais, porém, nada que me fizesse passar mal. Eu evitava ficar transitando na parte da frente e na parte de trás do navio (lugares onde mais balançava). 
Atenção a este detalhe ao reversar sua cabine! A parte central do navio é a mais recomendada. Principalmente para gestantes.
Tomei alguns cuidados com a alimentação também: evitava comer frutos do mar e carne de porco para evitar infecção intestinal ou crise alérgica. 
Procurei beber somente líquidos que viessem em embalagens lacradas (água mineral de garrafinha, sucos e refrigerantes enlatados) e nunca utilizada bebedouros.
Também evitava muita exposição ao sol para evitar queda de pressão.
No geral foi uma viagem tranquila, porém, quando estamos grávidas,  precisamos pensar em TUDO. Inclusive no pior, e que imprevistos e acidentes podem acontecer, e assim decidir se vale a pena ou não correr algum tipo de risco. 
Quase no final da viagem, passei por uma situação complicada, de risco, mas passei bem e nada grave aconteceu.
O meu navio simplesmente bateu ao chegar no porto de Honduras. Sim! Bateu no porto assim como o Titanic bateu no iceberg. Mas tivemos um final diferente e feliz: Nosso navio não afundou! kkk 
Foi um susto surreal porque eu e meu marido estávamos dormindo quando de repente escutamos um barulho monstruoso e sentimos o navio tremer como uma batedeira. Segundos depois um alerta sonoro foi disparado, porém, em italiano. Ficamos mais desesperados porque não entendemos o que estava acontecendo. Saímos correndo da cabine e perguntamos a uma camareira brasileira o que estava acontecendo. Ela pediu para eu me acalmar, pois já estávamos no porto, e não em alto mar.
Enfim, algo aconteceu de errado no navio que o fez invadir o porto na hora de atracar. Algo que ninguém imagina que possa acontecer, né?!  
O navio passou por perícia e foi liberado para seguir a rota, mas e o medo de continuar?! Continuamos e graças a Deus deu tudo certo no restante da viagem. 
Por isso, pense em TUDO antes viajar grávida. Principalmente para fora do país, pois, na hora do desespero a sensação de insegurança é terrível. 
Deus não permitiu que algo ruim acontecesse comigo e com meu bebê. Sobrevivemos ao susto e agora ele também já tem histórias para contar. kkk

Se ainda assim você quiser viajar, considere os pontos baixo também:
→ Evite lugares com altitude elevada
→ Evite lugares com incidência de mosquitos 
→ Evite voar em aeronaves pequenas, sem pressurização da cabine 
→ Evite lugares muito longe
→ Pesquise se o local possui estrutura para casos emergenciais (hospitais).

Importante: Pesquisei em alguns sites e descobri que viagens compradas por gestantes que não sabiam da gravidez podem solicitar o cancelamento sem custo. Converse com seu médico e apresente o atestado na CIA área/hotel para solicitar o cancelamento e devolução do valor já pago. Se informe!

Devido a tantas emoções que vivi, aproveito para informar que estarei dando uma pausa nas minhas viagens durante o período da gestação, e assim que o bebê nascer e estiver pronto para viajar, compartilharei tudo aqui com vocês também! 

Um novo viajante está à caminho.

Comentários