Pular para o conteúdo principal

Roteiro de 4 dias em Cartagena


Quando? Faz calor o ano todo em Cartagena. As chuvas e os dias nublados aparecem frequentemente entre os meses de maio e novembro, por isso, se puder evitar esse período, melhor.
Cartagena costuma ser o ponto de partida para muitos que estão a caminho de San Andrés. Eu fiz só Cartagena porque viajei no feriado, logo, não tinha muito tempo. Quem tem a intensão de fazer os dois lugares, reserve pelo menos 10 dias.
Período: Abril/2016
Hospedagem: Há quem prefira se hospedar dentro da Ciudad Amurallada, mas pensando no custo x benefício, optei por me hospedar em Boca Grande (parte moderna), no hotel Costa Del Sol. O hotel é all inclusive e possui excelente localização: 5 min de táxi até o centro histórico custando só 6.000 pesos.(Não se hospede em Boca Grande se o hotel for distante do centro histórico).

Curiosidades/Dicas: 
→ É muito difícil achar um hotel que tenha água quente em Cartagena. 
Não se espante! hahaha
→ Devido ao calor/umidade, use roupas leves, óculos, chapéu, passe protetor solar e beba bastante água durante os passeios. Se possível, evite alguns passeios por volta do meio-dia. 
→ As lembrancinhas são mais baratas em Boca Grande. Evite comprar na Ciudad Amurallada.
→ Não precisa levar dólar. Só vai te fazer gastar mais dinheiro!!!
Nós trocamos real por pesos colombiano dentro da Ciudad Amurallada, em frente a Torre do Relógio.
→ Negocie tudo que você for comprar em Cartagena. Os preços são variáveis e os vendedores vão sempre querer te vender mais caro. 

O primeiro dia de viagem foi dedicado ao famoso Centro histórico, repleto de muita história, cultura, e cor.



Fiquei apaixonada por cada detalhe desa cidade!
Na foto baixo, além de uma parede exótica, um restaurante argentino bastante recomendado.
La Gorda Gertrudis: Uma escultura de 650 quilos, criada por Fernando Botero, localizada na Praça Santo Domingo. Segundo lendas populares, quem toca as nádegas da escultura terá boa sorte e quem toca seus seios garantirá um duradouro romance.
Desse ponto é possível ter uma das vistas mais lindas da cidade! Ao lado esquerdo é possível avistar o bairro de Boca Grande. 
A Chiva é um veículo parecido com um ônibus, porém, com as laterais abertas e sem vidros. É utilizado para fazer city tour. Não deixe de fazer o passeio e comprar uma miniatura de recordação. 
→ Aconselho fazer o passeio a noite, por ser mais fresco.
Valor: 30.000 COP (por pessoa)
Duração do Passeio: 2 horas 
Segundo diaE quem foi que disse que Cartagena não é banhada pelo Mar do Caribe?! É sim! Porém, as praias do centro não são bonitas. Para ver águas cristalinas e areias branquinhas você precisa fazer o passeio para Isla Barú e Islas del Rosário. 
O Porto de Cartagena possui várias cabines de venda desses passeios. Não esqueça de negociar o preço, pois, podem variar de uma cabine para a outra! 
Comprei o ticket para "Isla del Rosário e Playa Blanca"
Ponto de Partida: Porto de Cartagena
Duração do passeio: 09:00 às 15:00 hrs
Valor: 55.000 COP + 12.500 COP da taxa portuária. (por pessoa)
O passeio inclui almoço: prato típico da região.

A primeira parada é a Isla do Rosário. Ao desembarcar, você poderá escolher entre duas atividades: snorkel ou visitar o oceanário. Eu optei pelo Oceanário, já que queria tirar uma foto com golfinho!


Eu gostei bastante das atividades do Oceanário apesar de ser pequeno.
Valor: 25.000 COP para entrar + 50.000 COP para tirar foto com o golfinho.




De lá, voltamos para a lancha e seguimos em direção a Playa Blanca
A Playa Blanca fica na Isla Barú, a única ilha do arquipélogo das Islas del Rosário com a possibilidade de chegar de carro. Talvez seja por isso que é a praia mais movimentada e cheia. 
Há quem prefira passar o dia todo por lá, se você estiver com tempo sobrando, é uma boa pedida.

Você pode andar de jetski por apenas 30.000 COP. 
(O preço pode mudar dependendo do tempo de uso).
Gente, esse prato é servido em quase todos os passeios!!! 
Só não gostei do arroz porque era meio doce. De resto, uma delícia!!!
 No terceiro dia, fechamos com um taxista um mini city tour.
Começamos o passeio pelo Convento de La Popa. Por ser o ponto mais alto da cidade, o Cerro de La Popa sempre teve as atenções voltadas para si. Nos tempos de dominação espanhola, abrigava fazendeiros e pescadores em seu entorno. No início do século XXVII, a administração da cidade resolveu dar ao lugar um propósito mais sagrado: ficou decidido que, no topo da colina, seria construído um convento, ocupado pela ordem agostiniana. Erguido pela primeira vez em 1607, o Convento Santa Cruz de La Popa impressiona já na entrada com seu belo claustro florido. 
Valor: 10.000 COP (por pessoa)
Desse ponto é possível ter uma vista panorâmica de Cartagena.
De lá, uma parada no Monumento Sapatos Viejos 
Partimos então parao Castillo San Felipe de Barajas, um dos pontos turísticos obrigatórios durante a sua viagem. Construído entre 1536 e 1657, a fortaleza é considerada a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo. 
O castelo teve como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros e sua localização estratégica permitia observar possíveis inimigos vindos por terra ou mar. Além da imponente estrutura que se observa por fora, a parte interna é cheia de quartos, labirintos, corredores e túneis sempre arquitetados de forma a surpreender o inimigo.
Resolvi visitar o Castillo San Fellipe no final do dia para ver o pôr-do-sol lá de cima. Não poderia ter feito escolha melhor!!! 
Não é indicado fazer esse passeio no meio do dia devido ao calor.

Horário de funcionamento: 8:00h às 18:00h
Valor: 17.000 COP + 12.000 guia (por pessoa)
O passeio pode ser guiado em português, inglês ou espanhol (preços variáveis). Acabei comprando "espanhol",pois, fiquei sabendo que o "português" deles é um portunhol. 
Se você tem fobia, não entre !!! Eu senti falta de ar e tive que sair.
Inclusive, tem uma plaquinha de alerta na entrada desses labirintos subterrâneos. 
No quarto e último dia, fomos curtir mais um pouquinho do Mar do Caribe. Dessa vez, optamos por fazer um day use no resort Gente De Mar. Sem dúvidas a melhor pedida para descansar e relaxar !!!
Toda ilha privada costuma ser mais cara, mas a paz do lugar não tem preço. Cartagena tem muitos ambulantes nas ruas e nas praias públicas. Ir para um resort é uma ótima saída para escapar deles. O resort disponibiliza toalhas, cadeiras, redes e caiaque sem custo adicional. 
Duração do passeio: 09:00 às 15:00 hrs
Valor: 160.000 COP + 12.500 taxa portuária (por pessoa)
O passeio inclui almoço: prato típico da região.


De volta a Cartagena, fomos conhecer o badalado Café Del Mar.
No café funcionam um bar e um restaurante com mesas aos ar livre sobre a muralha. O restaurante funciona diariamente das 17h à meia-noite, e o bar das 17h às 3hrs.
Chegue cedo para conseguir lugar !!! Cheguei 16:30 e não consegui ficar nas mesas com melhor vista :(
Gasto aproximado de consumação: 150.000 COP



Comentários

  1. Adorei! Fui para Cartagena em uma parada de um Cruzeiro pelo Caribe e amei! Quero voltar para conhecer SAN Andres ����!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também espero voltar para conhecer San Andres!

      Excluir
  2. Nossa! Adorei suas dicas, Marcelle.
    Baseei meu roteiro de Cartagena pelo seu. Obrigada por compartilhar com a gente isso...

    Beijos
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário